O Aeroporto de Vitória da Conquista obteve um importante avanço para a eficiência e para a segurança de suas operações: a homologação do PAPI na cabeceira 33 da pista de pouso e decolagem. A inspeção do equipamento foi realizada pela aeronave laboratório do Grupo Especial de Inspeção em Voo – GEIV da FAB (Força Aérea Brasileira). Até o momento, os pousos ocorriam por meio da cabeceira 15, que já possui homologação do aparato.
O PAPI é um importante equipamento de auxílio visual e suas luzes informam ao piloto a altitude correta e precisa em que se encontra o avião ao se aproximar da pista para realizar o pouso. É composto por quatro caixas, cada uma contendo um sistema óptico de luzes que alternam entre o branco e o vermelho.
De acordo com o gerente da unidade, Ricardo Alves, a homologação do equipamento na cabeceira 33 é fundamental para ampliar ainda mais a segurança operacional do Aeroporto Glauber Rocha. “O funcionamento do PAPI nas duas cabeceiras ampliará consideravelmente a capacidade operacional do Aeroporto, minimizando problemas em casos de condições meteorológicas adversas”.